Colesterol Alto em Crianças – Devo me me preocupar?

O colesterol alto não é um problema exclusivo de adultos: cada vez mais crianças e adolescentes vêm apresentando níveis de colesterol elevado. Em alguns casos, o problema é de origem genética, herdado dos pais.

Mas hábitos alimentares errados, além do sedentarismo precoce, também estão por trás dessa epidemia de excesso de gordura no sangue – que representa um risco exponencial para doenças cardiovasculares na idade adulta, causando entupimento das artérias, sobretudo as coronárias. Por isso, crianças a partir dos cinco anos de idade, ou mesmo antes, em algumas condições, devem ter checado seu perfil lipídico– ou seja, o nível de gorduras no sangue. Em determinados casos, a criança precisa de estatinas – os medicamentos capazes de reduzir a taxa de colesterol.

Submeter crianças pequenas a exames de sangue para avaliar seu nível do colesterol não era uma prática usual há dez anos. Hoje, baseado em estatísticas nacionais e internacionais, os médicos acreditam que cerca de 30% das crianças brasileiras tenham esse problema. A alimentação inadequada, a falta de atividade física e a genética estão por trás desse desequilíbrio.

O tratamento envolve mudanças no estilo de vida e frequentemente requer medicamentos, como os fármacos que bloqueiam a produção de colesterol pelo fígado. Conhecidas como estatinas, estes medicamentos são bastante eficientes na redução do LDL-colesterol, o chamado “colesterol ruim”. Entre as estatinas, a rosuvastatina é bastante empregada entre crianças e adolescentes, por ser considerada bastante segura para uso nessas faixas etárias. Estudos com população pediátrica mostram reduções de 50% no LDL-colesterol com o uso da rosuvastatina. No entanto, quando se diagnostica hipercolesterolemia familiar, muitas vezes é necessário associar-se dois ou três medicamentos para se obter controle ideal do LDL-colesterol.

Para saber mais, agende uma consulta e conversemos mais sobre isso. Seus filhos são seu maior Tesouro!

Dr Ricardo Teles de Andrade
Médico – CRM 948
RQE 296

Clínica Check-Up
Rua Dom Bosco, 619, Bosque
Contato: 3223-2092/99206-1823