Aniversário de 104 anos da Polícia Militar do Acre

Hoje, 25 de Maio, nossa querida e amada Polícia Militar do Estado do Acre completa 104 anos de relevantes serviços prestados ao Acre e ao Brasil.

A origem e a história da nossa Força de Segurança Pública se confunde com a origem, história e desenvolvimento do nosso próprio Estado do Acre, conquistado e anexado ao Brasil pela força e sacrifício do sangue de heróis que a seu tempo e nos momentos mais difíceis sempre foram e sempre serão os guardiões da esperança de um Acre forte e desenvolvido, da defesa e segurança da população acreana, da liberdade e democracia do nosso amado povo que aqui nasceram ou escolheram viver.

Nós Policiais Militares do Acre, permaneceremos firmes e determinados em nossa sagrada missão de proteger as pessoas, cuidar dos necessitados, cumprir as leis, combater a criminalidade e preservar a ordem pública. Essa é a nossa vocação, esse é o nosso sacerdócio.

Mais do que nossa missão de vida, nossa vocação em servir é feita com amor e dedicação, por essa razão, sempre será, nossa profissão de fé e não haverá obstáculos e barreiras intransponíveis que possam impedir o nosso crescimento como instituição permanente e secular.

Nossa Corporação é composta por homens e mulheres, ativos, inativos, reformados e servidores civis que juntos fazem da Polícia Militar a instituição mais presente no Estado do Acre e no Brasil. Estamos nos 22 municípios do Estado, estamos em todos os Poderes constituídos e estamos quase na totalidade dos demais órgãos que compõem a estrutura governamental, trabalhando dia e noite, no sol e na chuva, a pé, a cavalo, com barcos, com viaturas, com helicópteros, no combate à criminalidade, nas cidades, nas estradas, nas florestas, nos rios e no ar, encarando de frente tudo, simplesmente tudo e, ressalte-se, a maioria das vezes, nas condições mais adversas e que talvez o mais valente dos heróis conhecidos tremeria até os ossos ao enfrentar tamanha dificuldade e obstáculos.

A Policia Militar do Acre é a personificação do Estado na defesa e na proteção das pessoas e seus integrantes representam a verdadeira presença física do Estado no cumprimento da garantia da lei e da ordem. Nós, policiais militares, somos essa Força Pública que é acionada milhares de vezes por dia através do telefone 190 em todo Estado do Acre e que está ao alcance e à disposição de todos os acreanos.

Nós somos essa Força Pública que possui história, que possui legado, que possui honra, que possui respeito, que possui brios e, principalmente, possui o temor de
Deus que está acima de tudo e de todos.

Hoje comemoramos com muito orgulho 104 anos de existência, não teremos formaturas, solenidades, bailes de gala, nem os lindos desfiles de nossas tropas serão vistos,
em razão da crise de saúde pandêmica pela qual passamos, todavia, hoje a nossa Banda de Música homenageará toda a nossa tropa com um Show Musical a ser transmitido em
Live nas redes sociais da nossa instituição. Referida homenagem é extensiva a todos os familiares dos nossos policiais militares, servidores civis e a toda população acreana.

Parabéns Polícia Militar do Acre por completar 104 anos de imprescindíveis e relevantes serviços prestados ao Estado do Acre e ao Brasil.
Nós somos a Força Pública do Acre, SOMOS A POLÍCIA MILITAR DO ACRE, Patrimônio do Povo do Acre.

CEL PM Ulysses Araújo
Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Acre.